Tribunal de CRISTO

1 No contexto de Romanos 14.10-12 e 2Coríntios 5.10, quando se fala de Tribunal de CRISTO é claro que se referem aos crentes, não aos não-crentes. O Tribunal de CRISTO, desta forma, envolve crentes dando contas de suas vidas a CRISTO. O Tribunal de CRISTO não determina salvação; esta foi determinada pelo sacrifício de CRISTO em nosso lugar [1João 2.2], e nossa fé nELE [João 3.16]; todos os nossos pecados são perdoados e nunca seremos condenados por eles [Romanos 8.1]. Não devemos olhar para o Tribunal de CRISTO como DEUS julgando nossos pecados, mas sim como DEUS nos galardoando por nossas vidas. Sim, como dizem as Escrituras, teremos que dar conta de nossas vidas. Parte disto é, certamente, dar conta pelos pecados que cometemos, entretanto, este não será o foco principal do Tribunal de CRISTO; embora os crentes têm seus pecados perdoados e jamais sofrer as penas do inferno [Romanos 6.23; 8.1], todos eles estarão diante de CRISTO no Dia do Juízo, para receber a recompensa e ressurreição;
2 No Tribunal de CRISTO, crentes são recompensados tomando-se por base o quão fielmente serviram a CRISTO [1Coríntios 9.4-27; 2Timóteo 2.5]. As coisas pelas quais seremos julgados serão provavelmente o quão fielmente obedecemos à Grande Comissão [Mateus 28.18-20], o quão vitoriosos fomos sobre o pecado [Romanos 6.1-4], o quão bem controlamos nossa língua [Tiago 3.1-9], etc.
3 As várias coroas são descritas em 2Timóteo 2.4-8; Tiago 1.12; 1Pedro 5.4 e Apocalipse 2.10; Tiago 1.12 é um bom resumo de como devemos pensar no Tribunal de CRISTO: “Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o SENHOR tem prometido aos que o amam”.
4 JESUS foi o Primeiro a ser Ressuscitado dentre os mortos para uma existência glorificada, já não sujeito à morte como o castigo do pecado [Atos 26.23];
5 Quando ELE voltar para este mundo, vai levantar seus servos, para uma vida como a Sua ressurreição [1Coríntios 15.20-23; 2Coríntios 5.1-5; Filipenses 3.20,21]; ELE irá, certamente, levantar toda a raça humana dentre os mortos, mas aqueles que não são dELE será aumentada a condenação [João 5.29] e sujeitos à "segunda morte" por seus pecados [Apocalipse 2.11; 21.8].




Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o Tribunal de CRISTO.
Romanos 14.10

Porque todos devemos comparecer ante o Tribunal de CRISTO, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
2 Coríntios 5.10