Sara e Hagar

DEUS chamou a Abraão.

Abraão representa um novo início. DEUS lhe ordena a sair da terra dos Caldeus, onde florescia a civilização Suméria, para uma terra que ainda lhe seria mostrada. O patriarca teve que romper com sua família, com sua herança cultural, e aventurar-se por uma terra desconhecida, e que posteriormente seria dada por herança à sua posteridade.

Sabemos que Sara, mulher do patriarca, era estéril. Como poderia DEUS cumprir o que prometera, se sua esposa era incapaz de conceber? Acolhendo a ideia de sua própria esposa, Abraão tomou sua escrava Hagar, para que esta lhe desse um descendente. Porém, DEUS não Se agradara de tal iniciativa.

Hagar era egípcia, descendente de Cão, o filho de Noé que fora amaldiçoado; portanto, sua ascendência não era pura.

Abraão era semita, isto é, descendente de Sem, de quem DEUS pretendia suscitar uma estirpe santa pela qual Seu FILHO seria enviado ao mundo.

Abraão já tinha cem anos, e Sara, sua mulher, noventa anos. Além de ter sido estéril por toda a vida, “Sara havia cessado o costume das mulheres” [Gênesis 18.11]. Ora, se Sara não ovulava mais, como poderia conceber? O texto sagrado diz que “o Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido. Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara” [Gênesis 21.1-2].

Não foi apenas um milagre feito à distância. O SENHOR visitou a Sara!

O escritor de Hebreus diz que Sara “recebeu poder de conceber um filho, mesmo fora da idade” [Hebreus 11.11]. Receber poder de conceber é o mesmo que receber um óvulo para que fosse fecundado pelo sêmen de Abraão. De onde veio esse óvulo? Terá sido produzido naturalmente pelos ovários de Sara? Absolutamente, não! DEUS não restaurou seus ovários. Mas lhe deu “poder” para conceber. O óvulo que fora colocado no ventre de Sara pode ter sido produzido pelo ESPÍRITO SANTO e inseminado por DEUS. Sendo assim, Isaque teria sido gerado pelo próprio ESPÍRITO SANTO! Evidência bíblica? Em Gálatas 4.28-29, Paulo diz que Isaque “nasceu segundo o ESPÍRITO”.

Em sua concepção, Isaque teve o sêmen humano e o óvulo produzido pelo ESPÍRITO; o inverso de JESUS, que teve o sêmen do Espírito fecundando o óvulo humano.

Isso não faria de Isaque um ser semelhante a JESUS? Não! DEUS estava tão-somente preparando o caminho genético que culminaria com o invólucro, isto é, o ventre que hospedaria JESUS por nove meses.

Foi necessário que Isaque fosse gerado desta maneira, para preparar geneticamente a estirpe de onde JESUS viria. De Isaque a JESUS foram 42 gerações, isto é: 7 x 6. Sete é o número que representa a divindade, enquanto seis representa a humanidade. Estas 42 gerações eram necessárias para que a humanidade fosse preparada para mesclar-se à divindade na Pessoa de JESUS.