Ungido do SENHOR

1 Esse era um homem que, no contexto do Velho Testamento, DEUS havia escolhido e consagrado para o Seu serviço;
2 Em geral, quando este termo é usado, ele quer dizer que uma ‘unção especial’ está sendo derramada sobre determinada pessoa;
3 Hoje em dia o que não falta é encontrarmos profetas e apóstolos e pastores e bispos e missionários autonomeados usando este verso, num esforço de auto exaltação, de pertencer a uma classe especial de ‘ungidos de DEUS’, dizendo que ninguém ouse questionar o que eles estão ensinando (mesmo porque em geral eles pregam o falso evangelho, em vez do verdadeiro, e temem ser desafiados em suas falsidades);
4 DEUS nomeia e coloca membros diferentes em vários lugares no corpo eclesiástico, conforme o talento de cada indivíduo; mas em parte nenhuma da Bíblia existe a sugestão de uma ‘unção especial’ ou de uma ‘medida extra do ESPÍRITO SANTO’, a fim de selecionar alguns no corpo de CRISTO.



E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR , estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.
1Samuel 24.6

Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do SENHOR de toda a terra.
Zacarias 4.14

E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o Seu ungido.
1Samuel 16.6

E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do SENHOR?
2Samuel 1.14