Quarta vigília

1 Os judeus dividiam a noite em três vigílias:
- a primeira, ‘princípio das vigílias’ [Lamentações 2.19], ia desde o sol posto até às 10 horas da noite
- a segunda, a ‘vigília média’ ou da meia-noite [Juízes 7.19], principiava às 10 horas da noite e prolongava-se até às duas horas da madrugada
- e a terceira, a ‘vigília da manhã’ [1Samuel 11.11], desde as duas horas da manhã até ao nascer do sol;
2 Em tempos posteriores, a noite era dividida, segundo o costume dos romanos, em quatro vigílias (desde as 6 horas da tarde às 6 horas da manhã), de três horas cada uma [Mateus 14.25 - Lucas 12.38].



Chegou, pois, Gideão, e os cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia-noite, havendo sido de pouco trocadas as guardas; então tocaram as buzinas, e quebraram os cântaros, que tinham nas mãos.
Juízes 7.19

E sucedeu que ao outro dia Saul pôs o povo em três companhias, e vieram ao meio do arraial pela vigília da manhã, e feriram aos amonitas até que o dia aqueceu; e sucedeu que os restantes se espalharam, de modo que não ficaram dois deles juntos.
1 Samuel 11.11

Levanta-te, clama de noite no princípio das vigias; derrama o teu coração como águas diante da presença do SENHOR; levanta a ELE as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas.
Lamentações 2.19

Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se JESUS para eles, andando por cima do mar.
Mateus 14.25

E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante.
Marcos 6.48

E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
Lucas 12.38