Jejum de Daniel

Nada mais animalesco, por que muitos tem ensinado e isto de forma errônea a jejuar somente comendo verduras e bebendo água, baseados sobre um suposto jejum que Daniel praticou, usando a passagem do primeiro capítulo do livro de mesmo autor, quando este se abstém das iguarias do rei Nabucodonosor.


E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
...
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Daniel 1.5,8

1 A razão para a conclusão de Daniel, é que ele e seus amigos seriam corrompidos pelas iguarias do rei, talvez envolvidos na violação das leis dietéticas de Moisés [Levítico 11, 17];
2 Mas Daniel propôs;


E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
...
Quanto a estes quatro jovens, DEUS lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
Daniel 1.15,17


3 Seus semblantes pareciam melhores. A obediência de Daniel e seus amigos de DEUS, e sua recusa de comprometer a sua fé em um ambiente pagão, foram recompensados com a bênção de DEUS [cf. Deuteronômio 8.3; Mateus 4.4].